Shika, Ishikawa, Japão, 20 de maio de 2025 — NHK – A princesa Aiko do Japão visitou nesta segunda-feira (19) lojas temporárias operadas por moradores afetados pelo grande terremoto que atingiu a Península de Noto no primeiro dia do ano passado. A visita ocorreu na cidade de Shika, província de Ishikawa, no centro do Japão, como parte de seu segundo dia na região.
Durante a visita, a filha do imperador Naruhito e da imperatriz Masako recebeu um panorama da reconstrução local em uma reunião com o prefeito de Shika, Inaoka Kentaro. Em seguida, dirigiu-se a um conjunto de lojas provisórias abertas em agosto do ano passado. Atualmente, cinco estabelecimentos funcionam no local, incluindo um supermercado e um restaurante.
“Como está indo o fornecimento de ingredientes e alimentos?”, perguntou a princesa aos proprietários das lojas, demonstrando preocupação com a rotina de quem trabalha no local.
Um dos comerciantes, dono de uma loja de takoyaki — bolinho japonês de polvo —, contou à princesa que se mudará para um novo ponto comercial que está sendo construído e deve ser inaugurado na primavera do próximo ano.
“Parabéns pela nova loja!”, disse a princesa com um sorriso.
Aiko também conversou com moradores que foram ao local para cumprimentá-la. Uma mulher relatou estar vivendo com seus dois gatos em uma moradia temporária ao lado das lojas. A princesa respondeu com simpatia:
“É bom passar o tempo com gatos, não é?”
Antes de retornar a Tóquio, a princesa ainda se encontrou com voluntários que atuam na cidade, em mais um gesto de apoio às comunidades atingidas pela tragédia.
- Idosos mantêm tradição de cordas de palha para Ano Novo - 14 de novembro de 2025 3:35 am
- Irã exibe mísseis usados em conflito contra Israel - 14 de novembro de 2025 1:57 am
- Tribunal de Pequim confirma pena de jornalista por espionagem - 14 de novembro de 2025 1:52 am
















