Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 13 de maio de 2025 (Japan Standard Time), Agência NHK – O preço médio do arroz no Japão caiu pela primeira vez neste ano, encerrando uma sequência de 18 semanas consecutivas de alta. Segundo o Ministério da Agricultura, o valor de uma embalagem de 5 quilos ficou em 4.214 ienes — cerca de 28,50 dólares — na semana encerrada em 4 de maio, uma redução de 19 ienes em relação à semana anterior.
Apesar da queda pontual, o alívio para os consumidores é limitado. O preço atual ainda representa o dobro do que era registrado no mesmo período do ano passado. Escolas e supermercados continuam enfrentando dificuldades, com impactos diretos na rotina alimentar da população.
Na Província de Osaka, uma cidade decidiu reduzir a oferta de arroz nas merendas escolares de três para duas vezes por semana. O objetivo é evitar que o orçamento escolar seja ultrapassado, já que as previsões indicam nova alta no preço do cereal nas próximas semanas.
Os estoques de arroz nas cooperativas agrícolas, distribuidores e atacadistas caíram mais de 300 mil toneladas em relação ao ano anterior, de acordo com o governo japonês. As vendas para supermercados também registraram queda no comparativo anual.
Em Hokkaido, no norte do país, um supermercado relata dificuldades para repor o estoque de arroz. As prateleiras que antes exibiam diversas marcas do produto agora foram substituídas por outros itens, como mistura para panquecas.
Por outro lado, um supermercado em Tóquio reportou um aumento de 20% nas vendas de arroz em relação ao ano anterior. No entanto, a preferência dos consumidores mudou: cresceu quase três vezes o número de pessoas comprando pacotes menores, de 2 quilos.
Dados do Ministério da Agricultura indicam que, desde abril, as vendas de arroz em supermercados vêm superando os números do mesmo período de 2024, mostrando uma demanda ainda aquecida, apesar dos preços elevados.
Um especialista consultado comentou que o temor da escassez pode estar impulsionando esse comportamento. Ele alertou que o aumento excessivo de compras pode pressionar ainda mais os preços.
- Putin propõe cooperação armamentista com países aliados - 21 de junho de 2025 11:35 am
- Filipinas acusam China de atacar navio com canhão de água - 21 de junho de 2025 11:29 am
- Israel e Irã intensificam ataques em meio à tensão nuclear - 21 de junho de 2025 11:22 am