Tóquio, Japão, 31 de maio de 2025, NHK – O Ministério da Agricultura do Japão iniciou o recebimento de solicitações de pequenos e médios varejistas interessados em adquirir arroz estocado pelo governo. Ao todo, 80 mil toneladas da safra de 2021 serão comercializadas por meio de contratos sem licitação.
Deste total, 60 mil toneladas estão destinadas especificamente a pequenos e médios varejistas, enquanto o restante será vendido para lojas especializadas que possuem instalações para polimento do arroz.
O ministro da Agricultura, Koizumi Shinjiro, anunciou que, considerando os custos de distribuição, o preço de venda ao varejo antes dos impostos será de aproximadamente 1.800 ienes (cerca de 12 dólares e 50 centavos) por cinco quilos. Esse valor representa menos da metade do preço atual praticado nos supermercados, onde o quilo de arroz ultrapassa 4.000 ienes devido à alta recente.
Grandes redes varejistas já começaram a receber seus lotes. O grupo Don Quijote planeja iniciar as vendas em Tóquio no início de junho, com expansão para outras lojas em todo o país. A rede Aeon, que adquiriu 20 mil toneladas — a maior quantidade entre os varejistas —, começará a vender o arroz em algumas lojas a partir de domingo (1) e segunda-feira (2). Cada família poderá comprar apenas um pacote de cinco quilos, ao preço de aproximadamente 2.100 ienes, já com impostos.
A nova estrutura vai coordenar ações entre o Ministério da Agricultura e as empresas de transporte, buscando evitar atrasos e assegurar que o arroz chegue rapidamente aos pontos de venda.
A medida do governo busca aliviar a pressão sobre os consumidores japoneses, que vêm enfrentando sucessivos aumentos nos preços do arroz, alimento básico da dieta nacional.
- Lojas de conveniência no Japão adotam IA contra escassez de mão de obra - 23 de julho de 2025 6:10 am
- Hugo Motta fecha Câmara e impede reuniões de apoio a Bolsonaro - 23 de julho de 2025 4:47 am
- Funcionário do governo dos EUA é impedido de sair da China - 23 de julho de 2025 4:18 am