Genebra, Suíça, 21 de maio de 2025, Swissinfo – Os Estados-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovaram por unanimidade um novo tratado internacional para reforçar as medidas de enfrentamento a futuras doenças infecciosas. O Acordo Pandêmico foi adotado em sessão plenária realizada em Genebra, marcando um passo histórico na cooperação global em saúde.
As negociações do acordo duraram três anos, impulsionadas pelas lições aprendidas durante a pandemia de coronavírus. O objetivo é garantir uma resposta mais rápida, equitativa e coordenada diante de futuras ameaças sanitárias globais.
Os detalhes finais do tratado serão definidos até a próxima sessão plenária, prevista para o ano que vem. O acordo entrará em vigor após a ratificação ou procedimentos equivalentes por 60 países-membros.
Apesar do consenso, os Estados Unidos — maior financiador da OMS — não participaram da sessão, após anunciarem intenção de se retirar da organização. O secretário de Saúde dos EUA, Robert F. Kennedy Jr., afirmou em vídeo que o país não aderirá ao tratado.
A possível saída dos Estados Unidos da OMS pode impactar negativamente as estratégias globais de combate a futuras pandemias, levantando preocupações sobre a eficácia da cooperação internacional em saúde.
- Putin propõe cooperação armamentista com países aliados - 21 de junho de 2025 11:35 am
- Filipinas acusam China de atacar navio com canhão de água - 21 de junho de 2025 11:29 am
- Israel e Irã intensificam ataques em meio à tensão nuclear - 21 de junho de 2025 11:22 am