Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 20 de maio de 2025 — NHK – O ministro da Agricultura do Japão, Eto Taku, pediu desculpas nesta segunda-feira (20) após uma declaração polêmica sobre arroz gerar forte repercussão negativa. O comentário foi feito durante um discurso na cidade de Saga, no último domingo (19), quando ele discutia maneiras de acelerar a distribuição de estoques governamentais para conter a alta nos preços do produto.
“Eu nunca comprei arroz na vida. Francamente, meus apoiadores me dão tanto arroz que eu poderia vender”, afirmou Eto durante o evento.
A declaração foi amplamente criticada por soar insensível em um momento em que diversos supermercados no país enfrentam escassez do produto e consumidores lidam com preços elevados. O primeiro-ministro Ishiba Shigeru, que nomeou Eto, fez um pedido público de desculpas e classificou a fala como “extremamente problemática”.
“Em algumas lojas, não há arroz algum. E, quando há, está muito caro. Os consumidores estão irritados e preocupados”, afirmou Ishiba a jornalistas.
Eto foi convocado ao gabinete do primeiro-ministro, onde recebeu uma advertência direta. Após a reunião, declarou à imprensa que foi instruído a refletir seriamente sobre o ocorrido e a continuar se esforçando para reduzir os preços do arroz no país.
A oposição já indicou que pretende pressionar o ministro durante uma sessão no comitê da Dieta nesta terça-feira (21), cobrando explicações mais contundentes sobre a fala e as medidas que estão sendo tomadas frente à crise.
Mesmo com as críticas, Eto afirmou que pretende permanecer no cargo, comprometendo-se a trabalhar com mais responsabilidade para lidar com a escassez e os custos crescentes do arroz — alimento básico na mesa dos japoneses.
- Pavilhão Brasil emociona na Expo 2025 com arte viva e interativa - 31 de julho de 2025 8:48 am
- Japão encerra cerimônias anuais das Forças de Autodefesa - 31 de julho de 2025 8:03 am
- Victoria Tyler lança “Just Go” e emociona com “Sweet Surrender” - 31 de julho de 2025 6:28 am