Tóquio, Japão — 1º de maio de 2025 (Japan Standard Time) — Kyodo News. O Ministério da Agricultura do Japão divulgou que, até 13 de abril, apenas 1,9% do arroz liberado para leilão no mês passado chegou aos consumidores por meio de varejistas e outros pontos de venda. A distribuição é parte de um esforço para garantir o abastecimento constante do produto essencial.
Cerca de 210.000 toneladas de arroz foram compradas durante dois leilões realizados em março. Os principais atacadistas adquiriram 137.879 toneladas, enquanto os atacadistas secundários receberam 20.073 toneladas. Os varejistas, restaurantes e outros negócios obtiveram 4.179 toneladas — representando apenas 1,9% do arroz leiloado.
Embora a quantidade de arroz que chegou aos consumidores tenha aumentado em mais de 3.700 toneladas desde 30 de março, o volume ainda é uma pequena fração do total que foi leiloado. O ministro da Agricultura, Eto Taku, havia informado anteriormente que o arroz das reservas nacionais começaria a chegar às prateleiras dos mercados em grande escala por volta de 10 de abril. No entanto, a situação foi atualizada em 15 de abril, com a confirmação de que alguns varejistas, especialmente supermercados de pequeno e médio porte, só começariam a vender o arroz no final de abril ou em maio, no melhor dos casos.
O Ministério da Agricultura do Japão apontou que o processo de negociações entre as empresas pode estar retardando a distribuição. A pasta também indicou que mais arroz será liberado e que a distribuição ao consumidor deve aumentar nas próximas semanas.
- Putin exige controle total das regiões invadidas na Ucrânia - 1 de maio de 2025 4:50 am
- Fuji TV adota medidas após escândalo de assédio sexual - 1 de maio de 2025 4:26 am
- Fuzileiro dos EUA é indiciado por agressão sexual em Okinawa - 1 de maio de 2025 4:08 am