Manila, Filipinas, 21 de maio de 2025, Philippine News Agency – O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., afirmou estar disposto a se reconciliar com a vice-presidente Sara Duterte e sua família, em meio a uma das fases mais turbulentas da política filipina dos últimos anos. A declaração ocorre logo após as eleições de meio de mandato, em que aliados de Marcos e Duterte disputaram espaço no Senado e o clima de rivalidade se intensificou.
A relação entre Marcos Jr. e Sara Duterte, que concorreram juntos em 2022, se deteriorou rapidamente. A vice-presidente foi alvo de impeachment em fevereiro, acusada de diversos crimes, incluindo ameaça de assassinato contra o presidente. O processo de julgamento está previsto para começar em julho, com o Senado atuando como júri. Caso condenada, Sara ficará impedida de exercer cargos públicos e de concorrer à presidência em 2028.
O distanciamento aumentou ainda mais após a prisão do ex-presidente Rodrigo Duterte, pai de Sara, entregue ao Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes contra a humanidade relacionados à guerra às drogas. A decisão do governo de Marcos Jr. de cooperar com o TPI foi vista como uma traição por aliados dos Duterte.
Nas eleições do Senado realizadas na semana passada, seis das doze vagas ficaram com aliados de Marcos, enquanto o campo de Duterte conquistou três cadeiras, incluindo a mais votada. O resultado mostra que, apesar das crises, a influência dos Duterte permanece forte na política filipina.
Marcos Jr. destacou que seu objetivo é garantir estabilidade e paz para que o governo possa trabalhar em prol do país. Ele também prometeu ser mais rigoroso com casos de corrupção em seu gabinete e sinalizou mudanças nas prioridades do governo para a segunda metade de seu mandato.
O desfecho da crise política dependerá do andamento do julgamento de Sara Duterte e da capacidade das lideranças de superar divisões históricas, em busca de um ambiente mais estável para as Filipinas.
- Bianca Gismonti e Theo Bial brilham no programa O Sul em Cima 18 2025 na Radio Shiga - 19 de julho de 2025 12:09 pm
- Visto de Alexandre de Moraes é cancelado pelos EUA - 19 de julho de 2025 10:52 am
- Chefes do G20 alertam para incertezas econômicas globais - 19 de julho de 2025 9:43 am