Seul, Coreia do Sul, 12 de maio de 2025 – Yonhap News Agency – O ex-ministro do Trabalho da Coreia do Sul, Kim Moon-soo, registrou oficialmente sua candidatura à presidência pelo partido governista People Power Party neste domingo (11), junto à Comissão Nacional Eleitoral do país.
A decisão de Kim se consolidou após a legenda rejeitar, por maioria, a substituição de seu nome pelo do ex-primeiro-ministro Han Duck-soo. A proposta de troca de candidato provocou críticas à liderança do partido por falta de coesão estratégica em um momento crucial da corrida eleitoral.
“Vou deixar tudo para trás e voltar a ser um cidadão comum”, declarou Han Duck-soo aos repórteres no domingo (11), afirmando ainda seu apoio a Kim na disputa presidencial.
A eleição presidencial sul-coreana está cada vez mais polarizada. Além de Kim Moon-soo, os candidatos Lee Jae-myung, do opositor Partido Democrático, e Lee Jun-seok, líder do recém-formado Partido da Nova Reforma, também oficializaram suas candidaturas.
O período oficial de campanha eleitoral tem início nesta segunda-feira (12), e a expectativa é de uma disputa acirrada, marcada por debates em torno de questões como emprego, segurança nacional e relações internacionais — especialmente com os Estados Unidos e a Coreia do Norte.
“A consolidação de Kim como candidato reflete não apenas um consenso interno, mas também uma tentativa do partido de manter sua base conservadora unida diante da crescente pressão dos opositores”, analisam especialistas locais.
O pleito será um termômetro para o atual governo e poderá redefinir os rumos políticos do país para os próximos anos.
- Refresco e tradição: macarrão gelado que desliza em calha encanta no verão - 23 de junho de 2025 9:05 am
- Partido aliado de Koike vence eleição para assembleia de Tóquio - 23 de junho de 2025 8:56 am
- Cerimônia em Okinawa relembra Batalha de Okinawa no aniversário de 80 anos - 23 de junho de 2025 8:50 am