Ícone do site Radio Shiga

Japão protesta contra construção de nova estrutura chinesa no Mar do Sul China

Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 14 de maio de 2025 — NHK – O governo japonês apresentou um forte protesto diplomático à China após detectar a construção de uma nova estrutura marítima próxima à linha mediana entre os dois países, no Mar da China Oriental.

O Ministério das Relações Exteriores do Japão confirmou nesta terça-feira (14) que a China iniciou a obra do lado chinês da linha, sem qualquer coordenação com Tóquio.

“A construção unilateral por parte da China é extremamente lamentável”, declarou Kanai Masaaki, diretor-geral do Departamento de Assuntos Asiáticos e da Oceania do ministério japonês.

Segundo Kanai, a comunicação foi feita diretamente a um oficial da embaixada chinesa em Tóquio, com a exigência de que Pequim retome imediatamente as negociações com base no acordo firmado em 2008 para o desenvolvimento conjunto de campos de gás na região.

Apesar do pacto estabelecido há mais de uma década, as tratativas entre os países continuam estagnadas, e a China tem seguido com obras no local por conta própria. A nova estrutura é a 19ª construída unilateralmente pela China desde então, de acordo com as autoridades japonesas.

O episódio intensifica as tensões diplomáticas e levanta preocupações sobre o respeito aos compromissos internacionais e à estabilidade na região do Mar da China Oriental.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile