Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 14 de maio de 2025 — NHK – O governo japonês apresentou um forte protesto diplomático à China após detectar a construção de uma nova estrutura marítima próxima à linha mediana entre os dois países, no Mar da China Oriental.
O Ministério das Relações Exteriores do Japão confirmou nesta terça-feira (14) que a China iniciou a obra do lado chinês da linha, sem qualquer coordenação com Tóquio.
Segundo Kanai, a comunicação foi feita diretamente a um oficial da embaixada chinesa em Tóquio, com a exigência de que Pequim retome imediatamente as negociações com base no acordo firmado em 2008 para o desenvolvimento conjunto de campos de gás na região.
Apesar do pacto estabelecido há mais de uma década, as tratativas entre os países continuam estagnadas, e a China tem seguido com obras no local por conta própria. A nova estrutura é a 19ª construída unilateralmente pela China desde então, de acordo com as autoridades japonesas.
O episódio intensifica as tensões diplomáticas e levanta preocupações sobre o respeito aos compromissos internacionais e à estabilidade na região do Mar da China Oriental.
- Refresco e tradição: macarrão gelado que desliza em calha encanta no verão - 23 de junho de 2025 9:05 am
- Partido aliado de Koike vence eleição para assembleia de Tóquio - 23 de junho de 2025 8:56 am
- Cerimônia em Okinawa relembra Batalha de Okinawa no aniversário de 80 anos - 23 de junho de 2025 8:50 am