Bangkok, província de Bangkok, Tailândia, 14 de maio de 2025 — NHK – Japão e Tailândia reuniram-se em Bangkok para discutir estratégias de apoio à saúde mental após desastres, com foco nas vítimas e nos profissionais de resgate. O encontro ocorreu após o colapso de um edifício em construção, consequência direta de um forte terremoto que atingiu Mianmar Central em março.
O desabamento resultou em 89 mortes, 9 feridos e 7 desaparecidos no canteiro de obras da capital tailandesa. Mais de 30 participantes estiveram presentes no evento, incluindo autoridades de saúde da Tailândia e especialistas japoneses em psicologia de emergência.
Kato é referência internacional por seu trabalho com vítimas do Grande Terremoto de Hanshin-Awaji em 1995, no Japão. Ele ressaltou ainda que bombeiros e policiais, atuantes na linha de frente, também precisam de atenção psicológica contínua.
O encontro simboliza uma crescente cooperação entre os dois países no desenvolvimento de políticas públicas para prevenção e resposta a desastres, destacando a saúde mental como pilar fundamental da recuperação social.
- Casa Branca lança página contra mídia tendenciosas e enganosas - 1 de dezembro de 2025 8:29 am
- Chuvas torrenciais matam centenas na Ásia - 1 de dezembro de 2025 5:39 am
- Rússia eleva taxa de veículos importados - 1 de dezembro de 2025 4:25 am
















