Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 14 de maio de 2025 — NHK – As Forças de Autodefesa Terrestre do Japão (Ground Self-Defense Force – GSDF) e o Corpo de Fuzileiros da Coreia do Sul realizarão seu primeiro exercício conjunto no início de junho, em uma demonstração de fortalecimento da cooperação de segurança na Ásia, em especial frente a ameaças como a da Coreia do Norte.
A atividade faz parte de um treinamento multilateral voltado para resposta a desastres naturais e emergências, que será realizado nas Filipinas a partir do final deste mês. Apesar de os dois países já terem participado de edições anteriores, esta será a primeira vez que atuarão de forma coordenada.
A aproximação entre os dois países é resultado direto de um memorando de entendimento assinado em julho do ano passado por seus respectivos ministros da Defesa, com o objetivo de institucionalizar a cooperação em segurança — incluindo o compartilhamento de inteligência e a realização de manobras conjuntas.
O treinamento nas Filipinas representa não apenas uma resposta técnica a desastres, mas também um sinal estratégico de integração das forças armadas dos dois países diante de um ambiente regional cada vez mais instável.
Este movimento se insere em um contexto mais amplo de alianças regionais, que visam garantir estabilidade, resposta coordenada a crises e dissuasão frente a possíveis agressões militares ou desastres naturais.
- Filme japonês vence Leopardo de Ouro em Locarno - 17 de agosto de 2025 8:57 am
- Trump defende “paz pela força” em mensagem histórica - 17 de agosto de 2025 8:51 am
- Japão enfrenta forte calor com alerta de insolação - 17 de agosto de 2025 8:27 am