Tóquio, Japão, 31 de maio de 2025, Kyodo News – O porta-voz do governo japonês anunciou que Japão e China chegaram a um consenso sobre os requisitos técnicos para a retomada das exportações de frutos do mar japoneses ao mercado chinês. A importação havia sido suspensa após o início do despejo controlado de água tratada da usina nuclear de Fukushima Daiichi.
O secretário-chefe do gabinete, Hayashi Yoshimasa, informou aos ministros que o acordo foi fechado e que as exportações poderão ser retomadas assim que os procedimentos de re-registro das instalações exportadoras forem concluídos.
Apesar do avanço, a proibição de importação de alimentos de dez províncias japonesas, incluindo Fukushima, Miyagi e Tóquio, permanece em vigor. Hayashi solicitou aos ministros que continuem trabalhando para que a China suspenda totalmente o embargo.
As negociações entre os dois países vêm ocorrendo em nível técnico desde setembro do ano passado, quando a China sinalizou que poderia retomar as importações de produtos do mar japoneses que atendessem aos padrões regulatórios e de segurança.
A água utilizada no resfriamento do combustível da usina de Fukushima, misturada com águas subterrâneas e da chuva, passa por tratamento para remoção da maior parte dos elementos radioativos, restando apenas o trítio. Antes do despejo no oceano, a água é diluída para que o nível de trítio fique em cerca de um sétimo do limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde para água potável.
O porta-voz chinês Lin Jian declarou que Pequim começará a analisar os pedidos de exportação do Japão com base em princípios científicos, normas de segurança e regras internacionais de comércio, mas não estipulou prazo para a liberação.
Em setembro do ano passado, Japão e China concordaram que a retomada das importações ocorreria em fases, conforme resultados do monitoramento da água do mar sob supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica. A China informou que não foram detectadas anomalias nas duas rodadas de monitoramento já realizadas.
O acordo representa um passo importante para o setor pesqueiro japonês, que busca recuperar mercados após as restrições impostas desde o acidente nuclear de Fukushima.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am