20.4 C
Kóka
quarta-feira, 2 julho, 2025 11:09: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão e China avançam em acordo para retomada de importação de frutos do mar

Países definem requisitos técnicos para reabertura parcial das exportações japonesas, mas restrições permanecem para Fukushima

Tóquio, Japão, 31 de maio de 2025, Kyodo News – O porta-voz do governo japonês anunciou que Japão e China chegaram a um consenso sobre os requisitos técnicos para a retomada das exportações de frutos do mar japoneses ao mercado chinês. A importação havia sido suspensa após o início do despejo controlado de água tratada da usina nuclear de Fukushima Daiichi.

O secretário-chefe do gabinete, Hayashi Yoshimasa, informou aos ministros que o acordo foi fechado e que as exportações poderão ser retomadas assim que os procedimentos de re-registro das instalações exportadoras forem concluídos.

Apesar do avanço, a proibição de importação de alimentos de dez províncias japonesas, incluindo Fukushima, Miyagi e Tóquio, permanece em vigor. Hayashi solicitou aos ministros que continuem trabalhando para que a China suspenda totalmente o embargo.

As negociações entre os dois países vêm ocorrendo em nível técnico desde setembro do ano passado, quando a China sinalizou que poderia retomar as importações de produtos do mar japoneses que atendessem aos padrões regulatórios e de segurança.

A água utilizada no resfriamento do combustível da usina de Fukushima, misturada com águas subterrâneas e da chuva, passa por tratamento para remoção da maior parte dos elementos radioativos, restando apenas o trítio. Antes do despejo no oceano, a água é diluída para que o nível de trítio fique em cerca de um sétimo do limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde para água potável.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que o Japão se comprometeu a adotar medidas visíveis e confiáveis para garantir a qualidade e a segurança dos frutos do mar exportados.

O porta-voz chinês Lin Jian declarou que Pequim começará a analisar os pedidos de exportação do Japão com base em princípios científicos, normas de segurança e regras internacionais de comércio, mas não estipulou prazo para a liberação.

Em setembro do ano passado, Japão e China concordaram que a retomada das importações ocorreria em fases, conforme resultados do monitoramento da água do mar sob supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica. A China informou que não foram detectadas anomalias nas duas rodadas de monitoramento já realizadas.

O acordo representa um passo importante para o setor pesqueiro japonês, que busca recuperar mercados após as restrições impostas desde o acidente nuclear de Fukushima.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img