21 C
Kóka
segunda-feira, 23 junho, 2025 8:46: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão analisa água contaminada na Base de Yokota

Mais de 1,5 milhão de litros com PFAS preocupam autoridades japonesas

Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 15 de maio de 2025 — NHK – Autoridades do governo japonês e representantes locais realizaram uma inspeção de qualidade da água na Base Aérea de Yokota, operada pelos Estados Unidos no oeste de Tóquio. A vistoria aconteceu após indícios de vazamento de água contendo substâncias tóxicas, conhecidas como PFAS, que preocupam a população e órgãos ambientais japoneses.

PFAS é o nome dado a um grupo de compostos orgânicos fluorados, entre eles PFOS e PFOA, considerados potencialmente nocivos à saúde humana e ao meio ambiente. O vazamento foi identificado em agosto do ano passado, e desde então, o Ministério da Defesa do Japão conduz uma investigação detalhada sobre o caso.

Na inspeção realizada no dia (14), técnicos do Ministério da Defesa, do governo metropolitano de Tóquio e dos municípios vizinhos coletaram amostras de um reservatório localizado dentro da base militar. O Acordo de Status das Forças entre Japão e Estados Unidos permite a entrada de autoridades japonesas para averiguar possíveis danos ambientais nas instalações americanas em solo japonês.

“O lado americano afirmou que os compostos tóxicos serão eliminados por meio de um sistema de descontaminação”, informaram representantes do Ministério da Defesa.

Segundo o ministério, ainda permanecem armazenados na base mais de 1,5 milhão de litros de água contaminada com PFOS e outras substâncias, incluindo o conteúdo do próprio reservatório inspecionado. As amostras colhidas serão submetidas a análises ao longo das próximas duas semanas.

Caso os níveis de PFAS estejam abaixo do limite provisório estabelecido pelo governo japonês para água potável — de 50 nanogramas por litro —, o plano é liberar a água tratada através dos sistemas de drenagem localizados na parte sudoeste da base.

“O governo japonês dará explicações detalhadas à população dos municípios afetados assim que os resultados estiverem disponíveis”, acrescentaram as autoridades.

A crescente preocupação com a presença de PFAS em instalações militares norte-americanas no Japão tem motivado exigências por maior transparência e segurança ambiental. A atuação conjunta entre autoridades nacionais e locais reflete a importância da vigilância ambiental para proteger a saúde pública e os recursos hídricos.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img