Tel Aviv, Distrito Central, Israel, 19 de maio de 2025 – Haaretz – O Exército de Israel anunciou que iniciou uma ampla operação terrestre na Faixa de Gaza, ampliando de forma significativa os combates na região. A ofensiva, que teve início no dia (18), envolve o envio de tropas ao território palestino com o objetivo de combater militantes do grupo Hamas e destruir suas estruturas.
Segundo o comunicado militar, dezenas de combatentes foram “eliminados” e diversas “instalações de infraestrutura” do grupo islâmico foram desmanteladas desde o começo da incursão. Paralelamente, a Força Aérea de Israel segue promovendo intensos bombardeios em várias localidades da faixa costeira.
Relatos da mídia palestina informam que ao menos 17 pessoas morreram apenas na segunda-feira (19) em ataques aéreos, principalmente na cidade de Khan Younis e em regiões próximas. O número diário de mortes provocadas pelas ofensivas supera a marca de 100 vítimas, numa escalada de violência sem precedentes nos últimos meses.
Apesar do agravamento da situação, o governo israelense anunciou que permitirá a entrada de uma quantidade limitada de alimentos na Faixa de Gaza. Desde o início de março, o bloqueio imposto por Tel Aviv havia interrompido completamente o acesso a ajuda humanitária.
Ainda não está claro se os suprimentos autorizados conseguirão alcançar a população civil em meio ao avanço das operações militares terrestres e aos contínuos ataques aéreos. A comunidade internacional segue acompanhando com preocupação o desdobramento da crise, enquanto aumentam os apelos por um cessar-fogo e por corredores humanitários efetivos.
- Reator nuclear em Hokkaido é aprovado para reativação - 31 de julho de 2025 3:32 am
- Alexandre de Moraes é sancionado pelos EUA com Lei Magnitsky - 31 de julho de 2025 3:26 am
- Licença-paternidade no Japão bate recorde de adesão - 31 de julho de 2025 3:00 am