Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 8 de maio de 2025 — NHK – As siderúrgicas japonesas intensificaram os esforços para expandir a produção e o uso do “aço verde”, uma alternativa ecologicamente correta cuja fabricação emite significativamente menos dióxido de carbono.
Esse tipo de aço é produzido principalmente em fornos elétricos, substituindo os tradicionais fornos a carvão, o que reduz a pegada de carbono. No entanto, o custo de produção ainda é elevado, exigindo investimentos tecnológicos e repasse ao consumidor final.
O material recebe certificação de terceiros como “aço verde” e, com isso, pode ser comercializado por valores mais altos. A JFE Steel, por exemplo, já forneceu o produto para a construção do primeiro navio cargueiro do mundo inteiramente feito com esse aço.
Outras gigantes do setor, como a Nippon Steel e a Kobe Steel, também aderiram à tendência e estão fornecendo a matéria-prima para montadoras de veículos e empresas de construção civil.
“O uso do aço verde permite que os produtos finais, como carros, sejam considerados ambientalmente responsáveis”, destacou um representante da indústria.
O governo japonês apoia a iniciativa, incluindo o uso do aço verde em seus critérios de avaliação para a concessão de subsídios, incentivando ainda mais a adesão por parte das empresas.
Tomoya Inaba, da JFE Steel, afirmou: “Esperamos trabalhar junto ao governo para tornar mais conhecido o valor ambiental agregado do aço verde”.
Além disso, as empresas do setor vêm pesquisando o desenvolvimento de fornos movidos a hidrogênio, que podem reduzir ainda mais as emissões, embora sua aplicação prática ainda esteja distante.
Enquanto esses avanços não se concretizam, o aço verde representa a principal aposta das siderúrgicas japonesas para alinhar produção e sustentabilidade. O desafio atual é convencer o público de que pagar mais por esse material traz benefícios reais ao meio ambiente.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am