Nova Délhi, Índia, 11 de maio de 2025 – Press Trust of India – Índia e Paquistão concordaram com um cessar-fogo total e imediato após dias de intensos confrontos militares. O anúncio foi feito por meio de uma coletiva de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Índia e confirmado pelas autoridades paquistanesas. O acordo foi alcançado com mediação direta do governo dos Estados Unidos.
Segundo o comunicado indiano, o pacto determina que ambos os lados devem cessar “toda ação de fogo e operações militares por terra, ar e mar” a partir das 17h00, horário local. O ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Ishaq Dar, também confirmou o acordo em publicação nas redes sociais.
Os últimos dias foram marcados por trocas de ataques, culminando com um bombardeio indiano ao território paquistanês na quarta-feira (8), em retaliação a um atentado ocorrido no mês anterior em parte da Caxemira sob controle indiano.
A tensão entre os dois vizinhos, ambos com armas nucleares, vinha preocupando a comunidade internacional. Apesar do acordo, forças militares de ambos os lados seguem em alerta máximo na região de Caxemira, historicamente disputada.
A intervenção dos Estados Unidos, conduzida pelo secretário de Estado Marco Rubio, foi vista como decisiva para conter uma possível escalada que poderia desestabilizar toda a região sul-asiática.
Ainda não está claro se o acordo representará uma trégua duradoura ou se será mais uma pausa temporária em décadas de tensões. O mundo acompanha com atenção os próximos desdobramentos.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















