Manila, Região Metropolitana de Manila, Filipinas, 23 de maio de 2025, Philippine News Agency – O governo das Filipinas afirmou que um navio da Guarda Costeira da China danificou uma embarcação de pesquisa filipina durante uma operação em uma área disputada do Mar do Sul da China, próximo ao arquipélago Spratly, na quarta-feira (21). Segundo o Escritório de Pesca e Recursos Aquáticos filipino, a ação do navio chinês foi classificada como uma “interferência agressiva”.
As autoridades filipinas relataram que duas embarcações realizavam pesquisas científicas de rotina perto de um banco de areia, quando foram surpreendidas por manobras perigosas do navio chinês, que teria colidido duas vezes e usado canhões de água contra o barco filipino. O incidente causou danos na proa e na chaminé da embarcação, colocando em risco a vida dos civis a bordo.
A área do incidente está situada entre a ilha filipina de Thitu e o recife Subi, onde a China construiu uma ilha artificial. O local é reivindicado por Filipinas, China e outros países do Sudeste Asiático.
Em resposta, um porta-voz da Guarda Costeira da China afirmou que o navio chinês agiu conforme a lei, alegando que as embarcações filipinas desembarcaram ilegalmente pessoas no banco de areia e ignoraram repetidos avisos, aproximando-se perigosamente do navio chinês e provocando a colisão.
O episódio intensificou a tensão diplomática entre Manila e Pequim, aumentando a preocupação internacional sobre a segurança e a estabilidade na região do Mar do Sul da China, palco frequente de disputas territoriais e incidentes envolvendo múltiplos países.
- Dri Vallejo relembra carreira no Sons do Brasil 529 - 16 de junho de 2025 9:42 am
- Semana do Brasil na Expo 2025 Osaka com música brasileira, cultura, diversidade e sustentabilidade - 16 de junho de 2025 8:24 am
- Índia cria comitê para apurar queda de avião da Air India - 16 de junho de 2025 8:03 am