Tóquio, Prefeitura de Tóquio, Japão, 29 de maio de 2025, NHK – Autoridades japonesas investigam uma explosão que ocorreu na manhã de terça-feira (28) em um canteiro de obras no bairro residencial de Edogawa, em Tóquio. O incidente deixou dez pessoas com ferimentos leves e provocou danos em quase 40 construções.
De acordo com a polícia, a explosão aconteceu enquanto trabalhadores realizavam perfurações no solo de um antigo estacionamento onde uma residência seria construída. No local, um veículo de construção foi consumido pelas chamas e 38 casas e estabelecimentos comerciais próximos tiveram janelas e paredes danificadas.
As investigações iniciais indicam que o estopim da explosão pode ter sido um cilindro de gás acetileno enterrado a cerca de 60 centímetros de profundidade. Esse tipo de gás é altamente inflamável e utilizado para soldagem e corte de metais.
Toya Akihiro, representante de uma associação especializada em recipientes de gás de alta pressão, explicou que cilindros de acetileno queimam a temperaturas superiores a 3.000 graus Celsius e devem ser descartados de maneira segura, conforme determina a legislação japonesa.
O especialista destacou que, embora acidentes como o ocorrido sejam raros, há risco de explosão caso os cilindros sejam danificados por impactos extremos, como os gerados por perfurações. Ele também sugeriu que o cilindro possa ter sido abandonado por alguma empresa que preferiu não arcar com os custos e a burocracia do descarte correto.
As autoridades continuam investigando as circunstâncias do acidente e reforçam a importância do descarte adequado de materiais perigosos, especialmente em áreas urbanas. O incidente reacende o alerta para os riscos invisíveis em terrenos aparentemente comuns na capital japonesa.
- SoftBank registra lucro recorde impulsionado por OpenAI - 13 de novembro de 2025 5:09 am
- Tumulto na COP30: indígenas e PSOL invadem área azul - 13 de novembro de 2025 2:12 am
- Figos Ramy: Doce lembrança de uma época inesquecível - 13 de novembro de 2025 12:55 am

