Tirana, Condado de Tirana, Albânia, 18 de maio de 2025 – Agjencia Telegrafike Shqiptare – Líderes europeus reunidos na capital albanesa confirmaram que intensificarão as sanções contra a Rússia e manterão o apoio à Ucrânia, durante a cúpula da Comunidade Política Europeia (EPC), realizada no dia (16).
O encontro contou com a presença de mais de 40 chefes de Estado e governo, incluindo o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, que exigiu mais pressão internacional sobre Moscou caso a Rússia não aceite um cessar-fogo completo e incondicional.
A reunião da EPC ocorre paralelamente a negociações de alto nível entre Rússia e Ucrânia, atualmente em curso na Turquia. Ainda assim, os líderes europeus demonstraram ceticismo quanto aos reais avanços diplomáticos, preferindo reforçar as medidas punitivas como forma de garantir o fim das hostilidades.
A próxima edição da cúpula será sediada pela Dinamarca, em outubro. Após o encontro, a primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen reforçou a necessidade de continuar pressionando Moscou.
Ela observou que o ex-presidente norte-americano Donald Trump sinalizou disposição para adotar novas sanções contra a Rússia, caso Moscou não avance em direção a um acordo.
A EPC foi criada pela União Europeia e países vizinhos após o início da guerra na Ucrânia, e tem servido como plataforma diplomática para alinhar ações entre Estados europeus e aliados frente às ameaças à estabilidade do continente.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am