Washington, Distrito de Columbia, Estados Unidos – 7 de maio de 2025 – Associated Press – O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou uma ordem direta ao Pentágono para reduzir em pelo menos 20% o número de generais quatro-estrelas ou seus equivalentes em todas as forças armadas do país.
Hegseth divulgou a decisão por meio de um vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (6), afirmando que a medida não tem como objetivo punir a alta cúpula militar, mas sim “maximizar a prontidão estratégica e a eficácia operacional por meio de cortes prudentes”.
“Isso não é um exercício de destruição ou retaliação”, declarou Hegseth. “Mas uma reestruturação responsável e necessária para um comando mais ágil.”
Atualmente, os Estados Unidos contam com 44 generais de quatro estrelas ou oficiais de patente equivalente. A redução será feita de forma cuidadosa, porém rápida, segundo o secretário.
Entre as opções em análise está a fusão dos comandos militares responsáveis pelas operações na África e na Europa, o que poderia contribuir para a diminuição do quadro de oficiais de alto escalão.
A decisão está inserida em um esforço mais amplo do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), que busca cortar gastos federais e tornar as estruturas administrativas mais enxutas e eficazes.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am