21 C
Kóka
segunda-feira, 23 junho, 2025 9:26: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

EUA e China avançam em segundo dia de negociações comerciais

Representantes dos dois países discutem tarifas e acesso ao mercado em meio a tensões

Genebra, Suíça – 12 de maio de 2025, Reuters – As tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China ganharam novo capítulo neste domingo (11), com o início do segundo dia de negociações de alto nível em Genebra, Suíça. Os diálogos reúnem autoridades dos dois países em busca de soluções para o impasse tarifário que se intensificou nos últimos meses.

Participam das conversas o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, o representante de Comércio Jamieson Greer, e o vice-primeiro-ministro da China e chefe da política econômica, He Lifeng. As reuniões acontecem em clima de forte expectativa quanto à possibilidade de progresso nas tratativas.

“Queremos ver, para o bem de China e EUA, uma abertura do mercado chinês para os negócios americanos. MUITO PROGRESSO FEITO!!!”, publicou o presidente norte-americano Donald Trump em sua rede social na noite de sábado (11).

Trump destacou que o primeiro dia de reuniões foi produtivo e classificou os encontros como “amigáveis, mas construtivos”, sinalizando que um “reinício total” nas relações comerciais está sendo negociado.

Apesar da postura otimista de Washington, Pequim se mantém firme em sua oposição às tarifas impostas pelos EUA, que atualmente ultrapassam 100% sobre uma ampla gama de produtos chineses. A China respondeu na mesma medida, estabelecendo tarifas igualmente pesadas sobre importações americanas.

Fontes próximas às negociações indicam que os EUA estariam abertos a reduzir parte das tarifas adicionais caso a China mostre avanços concretos nas concessões exigidas, especialmente em relação à abertura do mercado e ao combate ao fluxo de substâncias químicas ilegais.

A expectativa agora gira em torno do desfecho deste segundo dia de reuniões, que pode definir os rumos da relação econômica entre as duas maiores potências globais nos próximos meses.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img