Moscou, Oblast de Moscou, Rússia, 15 de maio de 2025 — TASS – Uma delegação do governo russo deve viajar à Turquia com o chanceler Sergey Lavrov à frente, segundo informações veiculadas por um importante veículo de imprensa dos Estados Unidos. A missão tem como pano de fundo os recentes apelos do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, por um encontro direto com o presidente russo Vladimir Putin em Istambul no dia (15).
Zelenskyy reforçou o pedido por meio de uma mensagem em vídeo publicada na terça-feira (13), onde voltou a insistir que apenas Putin tem o poder de pôr fim à guerra.
Apesar do apelo direto, o Kremlin confirmou que enviará uma delegação a Istambul, mas não revelou oficialmente os nomes de seus integrantes. Informações de bastidores indicam que além de Lavrov, também fará parte da missão o assessor de política externa do Kremlin, Yury Ushakov.
O jornal americano que divulgou a informação também afirmou que, apesar dos esforços diplomáticos, um encontro direto entre Putin e Zelenskyy ainda é considerado improvável neste momento.
Enquanto isso, o governo da Ucrânia anunciou que o ministro das Relações Exteriores, Andrii Sybiha, irá à cidade de Antália, no sul da Turquia, para encontros com representantes de países parceiros. Kiev, no entanto, não confirmou se o chanceler ucraniano seguirá para Istambul como parte das conversas diplomáticas com a delegação russa.
A proposta de um diálogo direto entre os líderes dos dois países sinaliza uma possível reabertura de canais diplomáticos, mesmo em meio à continuidade do conflito que já ultrapassa três anos.
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am