Pyongyang, Pyongan do Norte, Coreia do Norte, 18 de maio de 2025 – Rodong Sinmun – O ditador norte-coreano Kim Jong Un supervisionou exercícios aéreos de combate realizados por uma unidade de elite da força aérea do país. Os treinamentos incluíram simulações de ataques com mísseis, defesa contra drones suicidas e reconhecimento estratégico com novas tecnologias militares.
Imagens divulgadas mostram um caça lançando mísseis contra alvos simulados e um helicóptero atacando um drone em voo, reforçando o foco norte-coreano em respostas rápidas a ameaças aéreas modernas.
As manobras também serviram para testar um novo tipo de bomba planadora de longo alcance guiada com precisão, além de demonstrações com drones estratégicos de reconhecimento e drones multifuncionais.
Analistas sul-coreanos avaliam que os exercícios podem ter sido influenciados pela experiência adquirida por soldados norte-coreanos enviados à Rússia, onde teriam participado de operações ligadas à guerra na Ucrânia. A cooperação crescente entre Pyongyang e Moscou, neste contexto, sugere uma possível troca de conhecimentos bélicos e doutrinas de combate contemporâneo.
As ações fazem parte de uma escalada de exibições militares pela Coreia do Norte, em meio ao aumento das tensões regionais e à intensificação das alianças entre Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am