Singapura, Singapura, 31 de maio de 2025, Channel NewsAsia – O principal fórum de segurança da Ásia foi aberto em Singapura, reunindo autoridades de defesa de países asiáticos, dos Estados Unidos e da Europa para debater os desafios da região. O Shangri-La Dialogue, que teve início nesta sexta-feira (30), acontece em meio a tensões crescentes no Indo-Pacífico e à ausência notável do ministro da Defesa chinês.
O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, compareceu ao evento e, antes da abertura oficial, se reuniu com o ministro da Defesa da Austrália, Richard Marles. Em publicação nas redes sociais, Marles destacou o “compromisso inabalável com o Indo-Pacífico” entre os dois países.
Durante o fórum, Hegseth também deve se encontrar com delegações de outros países participantes, incluindo o ministro da Defesa do Japão, Nakatani Gen. O secretário norte-americano fará ainda um discurso no sábado (31), que será acompanhado de perto por analistas atentos à posição do governo Trump sobre questões como Taiwan e o Mar do Sul da China, áreas de crescente pressão de Pequim.
Pela primeira vez em quatro anos, o ministro da Defesa da China não participa do fórum, tendo sido substituído por uma delegação da academia militar do país. A China também cancelou, de última hora, o discurso que seria realizado no domingo (1), decisão considerada incomum e interpretada como uma tentativa de evitar discussões delicadas sobre segurança e negociações comerciais com Washington.
O Shangri-La Dialogue segue até domingo (1), com reuniões bilaterais e debates sobre os principais desafios de segurança do continente asiático, reforçando a importância do diálogo internacional para a estabilidade regional.
- Hegseth convoca oficiais militares para reunião nos EUA - 27 de setembro de 2025 6:38 am
- Ex-presidente francês Sarkozy é condenado a cinco anos por conspiração criminal - 27 de setembro de 2025 6:27 am
- Hospitais no Japão enfrentam desafio com turistas doentes - 27 de setembro de 2025 5:04 am