Pequim, Província de Pequim, China, 22 de maio de 2025, Xinhua News Agency – O ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Ishaq Dar, que também ocupa o cargo de vice-primeiro-ministro, reuniu-se com seu homólogo chinês, Wang Yi, em Pequim na terça-feira (20), em meio ao aumento das tensões entre Paquistão e Índia pela região disputada da Caxemira.
Durante o encontro, ambos discutiram a recente escalada de conflitos, desencadeada por um atentado terrorista no mês passado na Caxemira administrada pela Índia, que resultou na morte de 26 pessoas. Desde então, os dois países trocaram ataques com mísseis e drones, apesar de um cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos ter sido acordado no início deste mês.
A China enfatizou seu apoio ao Paquistão na defesa de sua soberania e integridade territorial, destacando a importância do diálogo para alcançar uma trégua duradoura na região.
O Ministério das Relações Exteriores do Paquistão afirmou em comunicado que Ishaq Dar reforçou a necessidade de resolver a disputa da Caxemira conforme as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, como caminho para a paz sustentável no sul da Ásia.
Além da questão de segurança, os chanceleres concordaram em aprofundar a cooperação bilateral em setores como indústria e agricultura, especialmente no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota, que fortalece os laços econômicos entre os dois países.
Wang Yi ressaltou o compromisso chinês em apoiar todos os esforços para manter o cessar-fogo e promover a estabilidade regional por meio do diálogo.
O encontro reforça a parceria estratégica entre China e Paquistão, em um momento de instabilidade regional e incertezas quanto ao futuro da Caxemira.
- Tempestade Fung-wong deixa mortos e feridos nas Filipinas e Taiwan - 13 de novembro de 2025 6:25 am
- Porta-aviões dos EUA aumenta tensão com Venezuela - 13 de novembro de 2025 6:10 am
- SoftBank registra lucro recorde impulsionado por OpenAI - 13 de novembro de 2025 5:09 am
















