Kyiv, Região de Kyiv, Ucrânia – 26 de maio de 2025, Interfax-Ucrânia – Pelo segundo dia consecutivo, forças russas lançaram intensos ataques aéreos sobre cidades ucranianas, deixando ao menos 12 mortos, incluindo crianças, e dezenas de feridos. A investida, ocorrida entre a noite de sábado (24) e a madrugada de domingo (25), foi classificada como o maior bombardeio aéreo desde o início da invasão da Rússia à Ucrânia.
As Forças Armadas da Ucrânia relataram o lançamento de 298 drones e 69 mísseis durante a ofensiva noturna. As regiões mais atingidas foram Kyiv, Khmelnytskyi e Zhytomyr.
Na região da capital, quatro pessoas morreram e 11 ficaram feridas. Estações de metrô foram transformadas em abrigos de emergência para proteger os civis. Outras quatro mortes foram registradas no oeste do país e três crianças perderam a vida na região noroeste.
Zelenskyy também criticou o silêncio da comunidade internacional, especialmente dos Estados Unidos, ao afirmar que a falta de resposta encoraja o presidente russo Vladimir Putin a continuar com a agressão.
A escala dos ataques, a mais intensa desde o início da guerra em fevereiro de 2022, reacende os alertas sobre a necessidade de reforço no apoio internacional à defesa aérea da Ucrânia.
O governo ucraniano prometeu continuar resistindo e apelou à comunidade internacional por mais sanções à Rússia e ajuda militar urgente para conter a escalada do conflito.
- Bianca Gismonti e Theo Bial brilham no programa O Sul em Cima 18 2025 na Radio Shiga - 19 de julho de 2025 12:09 pm
- Visto de Alexandre de Moraes é cancelado pelos EUA - 19 de julho de 2025 10:52 am
- Chefes do G20 alertam para incertezas econômicas globais - 19 de julho de 2025 9:43 am