Berlim, Estado de Berlim, Alemanha, 29 de maio de 2025, Deutsche Welle – A Alemanha e a Ucrânia anunciaram um acordo histórico para a produção conjunta de armas de longo alcance, em resposta à intensificação dos ataques russos e à necessidade de fortalecer a defesa ucraniana. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa no dia (28), após reunião entre o chanceler alemão Friedrich Merz e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
Os ministros da Defesa dos dois países assinaram uma carta de intenções que permitirá não só a fabricação conjunta, mas também a aquisição de sistemas de armas de longo alcance de produção ucraniana. O acordo prevê que a produção desses armamentos ocorra tanto em território ucraniano quanto alemão, marcando o início de uma nova era de colaboração militar-industrial entre as nações.
O chanceler destacou que não haverá restrições de alcance para as armas produzidas, permitindo à Ucrânia se defender plenamente, inclusive contra alvos militares fora de seu território nacional. O pacote inclui ainda um novo auxílio militar de 5 bilhões de euros da Alemanha para a Ucrânia, com financiamento para projetos de armamento já em andamento.
O presidente Zelensky afirmou que toda pressão possível deve ser exercida sobre a Rússia, que vem rejeitando propostas de cessar-fogo e intensificando ataques a cidades ucranianas como Kiev.
O Kremlin reagiu ao anúncio, classificando o acordo como “irresponsável” e um obstáculo aos esforços de paz. O porta-voz Dmitry Peskov afirmou que tais ações dificultam negociações e a busca por um acordo político entre Moscou e Kiev.
O acordo entre Alemanha e Ucrânia ocorre em um momento de reconfiguração das alianças europeias e aumento da pressão internacional para que a Rússia aceite negociações de paz, enquanto os Estados Unidos sinalizam menor envolvimento direto no conflito.
- Pavilhão Brasil emociona na Expo 2025 com arte viva e interativa - 31 de julho de 2025 8:48 am
- Japão encerra cerimônias anuais das Forças de Autodefesa - 31 de julho de 2025 8:03 am
- Victoria Tyler lança “Just Go” e emociona com “Sweet Surrender” - 31 de julho de 2025 6:28 am