Ícone do site Radio Shiga

Aeon venderá arroz da Califórnia no Japão

Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 14 de maio de 2025 – NHK – A rede japonesa de supermercados Aeon anunciou que começará a vender arroz cultivado na Califórnia para consumidores no Japão, em meio à escassez do grão e ao aumento acentuado de preços no país. Os valores do arroz nos supermercados japoneses dobraram em relação ao mesmo período do ano passado.

O anúncio foi feito na terça-feira (13) durante uma coletiva de imprensa realizada na Embaixada dos Estados Unidos em Tóquio. O arroz a ser comercializado é da variedade Calrose, e começará a ser vendido a partir do dia 6 de junho. A comercialização deve se encerrar no outono, quando as novas safras de arroz japonês chegarão ao mercado.

Um pacote de 4 quilos do arroz Calrose custará 2.894 ienes (aproximadamente 20 dólares), o que representa cerca de 10% a menos que o valor do arroz nacional.

“Ao todo, 14 mil toneladas serão importadas pela Aeon, com a aplicação das tarifas correspondentes,” afirmou um dos representantes da empresa.

O Japão possui um sistema de “acesso mínimo” que permite a importação de determinada quantidade de arroz. Importações fora desse sistema estão sujeitas a tarifas de cerca de 2 dólares e 30 centavos por quilo.

A variedade Calrose é conhecida por apresentar menor grau de viscosidade quando comparada ao arroz japonês. Durante a apresentação, foram exibidos pratos como risoto e pilaf preparados com o arroz californiano, destacando sua versatilidade na culinária.

“**O Japão leva o arroz muito a sério e provavelmente é o consumidor mais exigente do mundo quando se trata de qualidade alimentar. Para a maior rede de supermercados do país oferecer arroz 100% cultivado nos EUA em suas lojas é um momento verdadeiramente histórico**”, declarou o embaixador dos Estados Unidos no Japão, George Glass.

Até o mês passado, outra grande rede varejista japonesa, a Ito-Yokado, também comercializava arroz da Califórnia. Agora, com a adesão da Aeon à iniciativa, o grão americano deverá estar presente em supermercados por todo o arquipélago, oferecendo uma alternativa mais acessível diante do cenário de inflação e baixa oferta da produção nacional.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile