Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 5 de abril de 2025 – NHK – O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Mark Rutte, visitará o Japão nos dias 8 (terça-feira) e 9 (quarta-feira) de abril, em sua primeira viagem oficial ao país desde que assumiu o cargo em outubro do ano passado.
Durante a visita, Rutte se reunirá com o primeiro-ministro japonês Ishiba Shigeru, fará uma visita à base das Forças Marítimas de Autodefesa na cidade de Yokosuka, ao sul de Tóquio, e participará de encontros com representantes da indústria japonesa.
Um alto funcionário da OTAN afirmou que, em reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no mês passado, Rutte recebeu um sinal claro sobre a importância de aprofundar a cooperação entre a aliança militar ocidental e os países da região Indo-Pacífico.
A visita ao Japão tem como objetivo central o fortalecimento dos laços entre a OTAN e Tóquio. Além disso, Rutte deverá discutir respostas estratégicas à crescente aproximação entre China e Rússia, além de avaliar possibilidades de cooperação direta entre a aliança e a indústria de defesa japonesa.
A presença do chefe da OTAN no Japão reflete uma mudança no foco geopolítico da aliança, que busca ampliar sua influência e garantir a segurança de seus aliados diante das transformações no cenário global de segurança.
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am
- Empresário dos EUA apoia pesquisa japonesa contra o câncer - 16 de outubro de 2025 6:09 am
- Dados de políticos australianos vazam na internet - 16 de outubro de 2025 5:57 am