Londres, Inglaterra, Reino Unido, 26 de abril de 2025, BBC – O governo do Reino Unido anunciou uma nova rodada de sanções contra a Rússia, incluindo a proibição da exportação de controles de videogame, citando seu uso adaptado para operar drones em zonas de combate na Ucrânia.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores britânico, mais de 150 novas medidas comerciais foram adotadas com o objetivo de enfraquecer os setores militar e energético russos. A decisão de banir controles de jogos eletrônicos foi justificada pelo uso dos dispositivos para pilotar drones que têm sido empregados na linha de frente da guerra.
A autoridade britânica afirmou que os controles, embora originalmente destinados ao entretenimento, estão sendo “reutilizados para matar na Ucrânia”.
Além dos controles, o pacote de sanções também inclui a proibição de exportação de softwares utilizados pela Rússia na prospecção e exploração de novos poços de petróleo e gás, bem como restrições ao envio de produtos como produtos químicos, eletrônicos, máquinas e metais.
O primeiro-ministro Keir Starmer criticou duramente os ataques russos com mísseis e drones registrados entre os dias (23) e (24), classificando-os como “simplesmente terríveis”. Starmer enfatizou a necessidade urgente de um cessar-fogo incondicional por parte da Rússia e reiterou o compromisso do Reino Unido com o apoio à Ucrânia diante da agressão.
- Coreia do Norte critica envio de bombardeiros B-1B ao Japão - 26 de abril de 2025 7:20 am
- Reino Unido proíbe envio de controles de videogame à Rússia - 26 de abril de 2025 6:37 am
- Inflação em Tóquio atinge maior nível em dois anos - 26 de abril de 2025 6:32 am