Washington, D.C., Estados Unidos, 7 de abril de 2025 – Associated Press – Protestos em larga escala foram registrados em diversas cidades dos Estados Unidos neste sábado (5), com manifestantes criticando abertamente o presidente Donald Trump e o bilionário Elon Musk, atual responsável pelo Departamento de Eficiência Governamental, conhecido como DOGE.
As manifestações ocorreram em meio ao anúncio de novas demissões no setor público e ao cancelamento de diversos programas sociais, como parte de um esforço da administração para cortar gastos. As medidas têm gerado forte oposição entre os cidadãos, que consideram os cortes prejudiciais à população mais vulnerável.
Elon Musk, à frente do DOGE, tem sido alvo de críticas por não ter sido eleito nem aprovado pelo Congresso. Muitos consideram seu papel no governo ilegítimo e sua atuação autoritária. Em Washington, manifestantes expressaram indignação com a redução de serviços essenciais. Um dos participantes afirmou que Musk está desmantelando programas que milhões de americanos utilizam no dia a dia.
Outra manifestante, também na capital, criticou o empresário por abandonar suas empresas em nome de uma função governamental que, segundo ela, visa desestabilizar o sistema público. “Ele devia cuidar da Tesla, não do país”, declarou.
Apesar das crescentes críticas, o presidente Trump continua elogiando Musk por seus feitos no setor privado. No entanto, indicou que o empresário poderá deixar o cargo dentro de alguns meses para voltar a se dedicar exclusivamente aos seus empreendimentos.
Os protestos refletem o clima de tensão política e social que se intensifica nos Estados Unidos, com uma população cada vez mais polarizada e vigilante quanto às decisões do governo federal.
- Envio dos EUA à Groenlândia gera reação da Dinamarca - 24 de dezembro de 2025 3:58 am
- Zelenskyy diz ver avanço em diálogo com os EUA - 24 de dezembro de 2025 3:18 am
- Mãe tailandesa é deportada de Taiwan após caso de exploração sexual da filha menor - 24 de dezembro de 2025 3:13 am

