Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 22 de abril de 2025 – NHK – O primeiro-ministro do Japão, Ishiba Shigeru, enviou nesta segunda-feira (21) uma oferenda ritual ao Santuário Yasukuni, em Tóquio, marcando o início do festival da primavera realizado anualmente no local. A homenagem foi feita por meio do envio de uma planta ornamentada chamada masakaki, acompanhada de uma placa de madeira com seu nome e o título de primeiro-ministro.
A ação segue o exemplo de líderes anteriores, como Kishida Fumio e Suga Yoshihide, que também optaram por realizar oferendas simbólicas em vez de visitas presenciais. No outono do ano passado, Ishiba já havia feito gesto semelhante durante a celebração sazonal do santuário.
Segundo fontes do governo, o premiê não planeja visitar o local pessoalmente durante os três dias do festival da primavera.
Além de Ishiba, outros membros do gabinete também participaram simbolicamente das homenagens. O ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Fukuoka Takamaro, e o ministro da Segurança Econômica, Kiuchi Minoru, enviaram oferendas semelhantes.
O Santuário Yasukuni homenageia os mortos de guerra do Japão, incluindo figuras militares e políticas condenadas por crimes de guerra após a Segunda Guerra Mundial. As visitas ou mesmo as oferendas ao local costumam gerar críticas severas por parte da China e da Coreia do Sul, que veem o gesto como falta de remorso pelas ações militares do passado.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am