Osaka, 28 de abril de 2025 – APEX – O Pavilhão Brasil, na Expo 2025 Osaka, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), recebeu uma visita especial no dia 19: o artista de mídia e doutor pela Universidade de Tóquio, Yoichi Ochiai. No dia anterior, ele tinha escrito elogios ao Pavilhão Brasil no X (antigo Twitter), comentando que merece o prêmio de primeiro lugar.
Ochiai escreveu as seguintes frases no X: “O Pavilhão Brasil venceu a Expo”, “O Pavilhão Brasil tem o primeiro, segundo e terceiros lugares”.
A visita surpresa aconteceu pela manhã. Ele já tinha conhecido o Pavilhão Brasil e voltou para ver os dois edifícios de mil metros quadrados no total com os conceitos definidos pela curadora Bia Lessa em cinco atos: `Existir`, `Diferir`, Confluir`, `Extinguir` e `Reexistir`. Desta vez, ele gravou um depoimento publicado no Instagram do espaço brasileiro.
“É uma exposição feita com produtos usados no dia-a-dia, mas bem pensada e funciona como uma instalação única”, comentou ele que assina o pavilhão intitulado “null2”, num conceito de tecnologia digital e a harmonia entre a natureza e o ser humano.
Ele também disse que o Pavilhão “null2” chegou a enfrentar dificuldades orçamentárias, “mas numa Expo onde muitas coisas são consumidas em excesso, muitos objetos são feitos com muito dinheiro, o Pavilhão Brasil é interessante por ser a tese contrária. Gostaria que ele fosse visitado por muitas pessoas”, destacou.
Com um conceito dinâmico e efêmero, o Pavilhão Brasil convida o visitante a uma experiência imersiva sobre a condição humana, a urgência na ação coletiva e a possibilidade de futuro inclusivo e sustentável. O Brasil se propõe a convocar o mundo para uma nova forma de participação, no qual o diálogo, a valorização das diferenças e a busca pelo bem comum moldam um novo pacto civilizatório.
Ao final, nessa data do dia 19, Ochiai foi presenteado com Parangoromo, que vem repercutindo entre os japoneses. No segundo prédio do Pavilhão Brasil fica a Sala Parangoromos, onde estão sendo distribuídos `parangoromos`, uma fusão da vestimenta `parangolé`, criada pelo artista Helio Oiticica, com `hagoromos`, vestimenta tradicional japonesa associada à leveza e espiritualidade. Há ainda tinta branca que os visitantes podem se pintar no rosto ou nas mãos.
Yoichi Ochiai já ganhou inúmeros prêmios e é uma personalidade de destaque na sociedade japonesa.
A Comissária-Geral do Brasil para a Expo 2025 Osaka, Maria Luisa Cravo Wittenberg, agradece a visita do artista de mídia Yoichi Ochiai. “Ficamos felizes com a repercussão de renomados artistas na compreensão do conceito do Pavilhão Brasil”, destacou.
Visite o Pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka. O Pavilhão Brasil fica na Empowering Lives Zone, P26.
Siga-nos no Instagram: @brazilexpo2025
Foto: Flavio Coddou/ApexBrasil
- Vaticano anuncia conclave para escolher novo papa - 29 de abril de 2025 3:41 am
- Pavilhão Brasil recebe reconhecimento de consagrado artista japonês - 29 de abril de 2025 2:08 am
- Carro invade festival nas ruas de Vancouver e mata 9 pessoas - 28 de abril de 2025 6:43 am