Osaka, Província de Osaka, Japão, 27 de abril de 2025, Kyodo News – A vida é um ciclo de renascimento. O Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), vem mostrando aos inúmeros visitantes cinco atos criados pela curadora Bia Lessa: “Existir”, “Diferir”, “Confluir”, “Extinguir” e “Reesxistir”.
O Pavilhão recebeu a visita do presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), José Taniguti. O diretor do Pavilhão Brasil, Ademar Skalinski Junior, destacou que o sucesso do espaço é resultado do intenso trabalho em conjunto com a equipe da curadora e o público que admira as obras nos dois edifícios. Taniguti expressou satisfação com a grandiosidade do pavilhão, comparando-o aos pavilhões de outros países.
Durante a visita, Taniguti recordou o monumento criado em 1975 no Parque Ibirapuera, em São Paulo, para homenagear os imigrantes japoneses falecidos no Brasil. Ele relatou que, no passado, muitos japoneses foram enterrados nos quintais das casas devido à constante mudança das famílias, resultando no esquecimento de vários túmulos. Após a guerra, representantes da entidade japonesa Kazoku No Kai descobriram que cerca de 350 túmulos de japoneses em São Paulo estavam sem registro preciso.
Taniguti ressaltou a importância de divulgar o Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos e relatou que organiza visitas ao local sempre que autoridades japonesas vão ao Brasil.
Durante sua estada no Japão, Taniguti também está convidando autoridades e entidades para participar das comemorações dos 60 anos da Kenren em 2026. Ele explicou que, anualmente, a entidade promove intercâmbios culturais com associações de províncias japonesas através do programa Imin no Furusato Meguri Tabi.
Em 2025, o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil celebra 130 anos. Taniguti lembrou que esse acordo histórico possibilitou a imigração japonesa ao Brasil, marcada pela chegada do navio Kasato Maru, em 18 de junho de 1908, no Porto de Santos, com 781 imigrantes a bordo.
No Espaço Multiuso, localizado no segundo edifício do Pavilhão Brasil, os visitantes podem assistir a um vídeo que celebra a produção e a cultura brasileira, além de destacar a importância dos laços de amizade entre o Brasil e o Japão desde o início da imigração japonesa.
A ApexBrasil, responsável pela organização do Pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka – Kansai – Japão, atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para o Brasil. Em 2024, a agência registrou um recorde de 20.596 empresas atendidas, sendo 54% delas de micro e pequeno porte, com um total de US$ 141,5 bilhões em exportações.
Foto: Diretor do Pavilhão Brasil, Ademar Skalinski Junior; Presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), José Taniguti
Crédito: ApexBrasil
Visite o Pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka. Localizado na Empowering Lives Zone, P26.
Siga-nos no Instagram: @brazilexpo2025
- Pavilhão Brasil celebra a vida e a sustentabilidade - 27 de abril de 2025 9:23 am
- Johan Pham lança novas faixas do álbum “The Human Experience” - 27 de abril de 2025 7:44 am
- Projeto Sons Nikkei e Fernanda Takai no O Sul em Cima 06/2025 - 27 de abril de 2025 4:47 am