Taipei, Taiwan — 28 de abril de 2025, CNA — O maior partido de oposição de Taiwan, o Kuomintang, anunciou que iniciará o processo para destituir o presidente Lai Ching-te após o dia 20 de maio, quando se completa um ano de seu mandato.
O movimento ocorre em meio a intensas divisões partidárias no Legislativo, onde campanhas de cassação têm ganhado força, mirando 50 parlamentares de partidos governistas e opositores. O Parlamento, atualmente com maioria da oposição, é composto por 113 assentos.
Promotores investigaram aliados do Kuomintang e descobriram assinaturas falsificadas, incluindo nomes de pessoas falecidas, nas petições de cassação.
No dia 27 de abril (sábado), o Kuomintang realizou uma grande manifestação em Taipei para protestar contra as investigações. O líder do partido, Eric Chu, acusou o presidente Lai de usar o sistema judiciário para perseguir adversários políticos de maneira autoritária.
Chu afirmou ainda que o presidente está promovendo a divisão em Taiwan, criando hostilidade em vez de união.
O Kuomintang planeja dar início formal ao processo de destituição no Parlamento após o dia 20 de maio, caso o presidente Lai não demonstre arrependimento.
Huang Kuo-chang, líder do segundo maior partido de oposição, o Partido Popular de Taiwan, também participou do protesto, reforçando as acentuadas divisões políticas no país.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am