Yomitan, Okinawa, Japão, 02 de abril de 2025, Jiji Press – No dia 1º de abril de 1945, as tropas americanas desembarcaram na ilha principal de Okinawa, marcando o início da Batalha de Okinawa, um dos conflitos mais sangrentos da Segunda Guerra Mundial. Oitenta anos depois, moradores de Yomitan, local do desembarque, observaram um momento de silêncio em memória das vítimas da guerra.
As tropas dos EUA chegaram à costa na parte central da ilha, em uma área que hoje compreende a Vila de Yomitan e a cidade de Chatan. A Batalha de Okinawa resultou em mais de 200.000 mortes, ceifando a vida de um em cada quatro residentes de Okinawa.
A Vila de Yomitan realiza anualmente um momento de silêncio em 1º de abril. Nesta terça-feira (1º), em um anúncio no escritório da vila antes do meio-dia, o prefeito Ishimine Denjitsu pediu aos moradores que se lembrassem deste dia, orassem pela paz eterna e transmitissem o passado às futuras gerações. Funcionários observaram então um minuto de silêncio.
Toyama Shota, funcionário da vila, disse que passará o dia pensando sobre a terrível guerra de 80 anos atrás e sobre a paz. Ishimine afirmou que 1º de abril está sempre em seu coração.
- Autoridades investigam assessor próximo de Zelenskyy - 29 de novembro de 2025 3:03 am
- Louvre aumenta ingresso para visitantes estrangeiros - 29 de novembro de 2025 2:58 am
- Japão destina verba recorde para controle de ursos - 29 de novembro de 2025 2:54 am
















