Mascate, Omã, 9 de abril de 2025 – Agence France-Presse (AFP) – O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, anunciou que o Irã e os Estados Unidos realizarão conversas sobre o programa nuclear de Teerã. As negociações ocorrerão em Omã neste sábado (12), com a presença de Araghchi e do enviado especial de Donald Trump, Steve Witkoff.
As declarações de Araghchi surgem após o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmar, na segunda-feira (7), que os dois países estavam prestes a iniciar discussões sobre o programa nuclear iraniano. Araghchi, no entanto, esclareceu que as conversas serão indiretas e mediadas, ao contrário do que Trump havia sugerido em seu comentário.
Caso as negociações se realizem, será o primeiro encontro oficial entre representantes dos EUA e do Irã desde que Trump assumiu a presidência, em janeiro de 2017. Durante seu primeiro mandato, o presidente norte-americano retirou unilateralmente os EUA do acordo nuclear de 2015, firmado entre o Irã e um grupo de potências mundiais. Desde então, o Irã acelerou seu programa nuclear, o que gerou preocupações na comunidade internacional.
Trump também mencionou a possibilidade de ação militar contra o Irã caso Teerã não chegue a um novo acordo. O grande desafio agora é saber se as negociações, ainda que indiretas, poderão representar um passo para a melhoria das relações entre os dois países.
- Programa Sons do Brasil 538 destaca Vicente Barreto - 19 de agosto de 2025 4:57 am
- Ministro alemão destaca garantias de segurança para Ucrânia - 19 de agosto de 2025 3:41 am
- Onda de calor atinge quase 40°C em regiões do Japão - 19 de agosto de 2025 3:12 am