Nova York, Nova York, Estados Unidos, 6 de abril de 2025, Bloomberg – O JPMorgan Chase & Co. elevou sua previsão de risco para uma recessão global em 2025 de 40% para 60%, após o anúncio do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de uma nova rodada de tarifas comerciais. As medidas, chamadas de “tarifas recíprocas”, foram reveladas na quarta-feira (2) e já começam a impactar as projeções econômicas globais.
Em seu novo relatório intitulado “There will be blood”, o banco afirma que as tarifas representam, na prática, um aumento de impostos sobre consumidores e empresas dos EUA, afetando diretamente cerca de 700 bilhões de dólares em bens importados — o equivalente a 2,4% do Produto Interno Bruto norte-americano.
Segundo a análise, os efeitos dessas tarifas devem ser amplificados por represálias de outros países, queda na confiança empresarial nos EUA e interrupções nas cadeias de suprimento globais. O documento destaca que a política comercial dos Estados Unidos se tornou “significativamente menos amigável ao ambiente de negócios” do que se previa.
Além disso, o banco alerta que, se mantidas por um longo período, essas medidas protecionistas, somadas a fluxos migratórios mais restritivos, podem elevar os custos estruturais da economia, comprometendo o crescimento dos Estados Unidos no longo prazo.
Com esse cenário, o JPMorgan passa a considerar a possibilidade de uma recessão global como o cenário mais provável para o restante do ano, reforçando os temores dos mercados internacionais sobre a instabilidade do comércio global.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am