Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 17 de abril de 2025 – NHK – O governo do Japão anunciou que vai subsidiar a descentralização das estações de conexão de cabos submarinos, com o objetivo de fortalecer a segurança econômica do país e reduzir os riscos de interrupções nas comunicações internacionais.
Atualmente, cerca de 99% das comunicações externas do Japão dependem de cabos submarinos. Com o crescimento do uso da inteligência artificial generativa, o tráfego de dados nessa infraestrutura crítica tem aumentado consideravelmente.
As chamadas “estações de aterrissagem”, que fazem a ligação entre os cabos submarinos e as redes terrestres, estão em sua maioria concentradas em áreas específicas, como a Península de Boso, próxima a Tóquio, e a Península de Shima, na região central do país. Essa concentração eleva os riscos de paralisações em caso de desastres naturais ou outros tipos de incidentes.
Para mitigar essas vulnerabilidades, o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações decidiu financiar a construção de novas estações e trechos adicionais de cabos submarinos. O apoio será concedido por meio de fundos destinados ao desenvolvimento da infraestrutura digital nacional.
O alerta sobre os riscos aumentou após recentes relatos de danos em cabos submarinos no Mar Báltico e nas proximidades de Taiwan, levantando suspeitas de possíveis ações envolvendo China e Rússia. Diante desse cenário, o Japão intensifica seus esforços para garantir a estabilidade e a segurança de sua rede internacional de comunicações.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am