29 C
Kóka
sábado, 19 julho, 2025 11:39: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão revisa estimativa de mortos em possível megaterremoto

Nova projeção reduz levemente o número de vítimas de um terremoto na Fossa de Nankai, mas alerta para riscos elevados

Tóquio, Japão, 1º de abril de 2025, NHK – Um painel do governo japonês revisou para baixo a estimativa de mortes em um possível megaterremoto na Fossa de Nankai, ao longo da costa do Pacífico, reduzindo o número para até 298 mil vítimas fatais. A nova previsão representa uma leve queda em relação à projeção anterior, feita há mais de uma década, que apontava até 320 mil mortes.

Especialistas afirmam que há cerca de 80% de probabilidade de que um tremor de magnitude entre 8 e 9 ocorra na região nos próximos 30 anos. O relatório foi apresentado pelo professor emérito da Universidade de Nagoya, Fukuwa Nobuo, ao ministro de Gestão de Desastres, Sakai Manabu.

Sakai enfatizou que a adoção de medidas preventivas pode reduzir significativamente os danos e afirmou que o governo seguirá promovendo estratégias de mitigação. Segundo o relatório, o terremoto poderá atingir magnitude máxima de 9 e provocar tremores de intensidade superior a 6 em 24 províncias, com nível 7 em outras 10 províncias do país.

O documento prevê que tsunamis de pelo menos 10 metros de altura podem atingir Tóquio e 12 províncias entre as regiões de Kanto e Kyushu. Em algumas áreas das províncias de Kochi e Shizuoka, as ondas podem ultrapassar 30 metros de altura.

No pior cenário, caso o terremoto ocorra durante a noite no inverno, o número de vítimas pode chegar a 298 mil, sendo a maioria morta pelos tsunamis. Apesar das medidas implementadas, como a construção de diques e torres de evacuação, a redução na estimativa foi de apenas 8% em relação ao estudo anterior.

O painel também alerta para um possível aumento no número de mortes relacionadas a desastres, estimando até 52 mil vítimas devido às condições precárias de evacuação, um número 13 vezes maior que o registrado no terremoto e tsunami de 2011 no nordeste do Japão.

Fukuwa destacou que o Japão pode enfrentar um grande risco se medidas adicionais não forem implementadas de maneira eficaz, reforçando a necessidade de ações preventivas para minimizar os impactos desse possível megaterremoto.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img