15.4 C
Kóka
sexta-feira, 18 abril, 2025 1:38: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão libera mais arroz do estoque regulador para conter preços

Ministro da Agricultura anuncia leilões mensais até o verão para estabilizar mercado.

Tóquio, Japão, 10 de abril de 2025, NHK News – O ministro da Agricultura do Japão anunciou que mais arroz dos estoques do governo será liberado mensalmente até o verão. Ele também informou que o terceiro leilão de 100 mil toneladas de arroz estocado será realizado ainda neste mês de abril.

Eto Taku falou a repórteres na quarta-feira (9), após se reunir com o primeiro-ministro Ishiba Shigeru. Ele explicou que, seguindo as instruções de Ishiba, os estoques serão liberados e os leilões realizados até depois de julho, período em que o abastecimento de arroz se tornará escasso.

O ministro acrescentou que a escassez de arroz entre os distribuidores será resolvida com o fornecimento constante, visando estabilizar o nível de preços do alimento básico. Ele afirmou que pedirá aos distribuidores que tomem medidas para lidar com os altos preços, de modo que os consumidores possam comprar arroz sem problemas. Eto também disse que considerará tomar mais medidas, se necessário.

Ele informou ainda que autoridades se reunirão com atacadistas e grandes varejistas na próxima semana para trocar opiniões sobre a situação. Até o momento, o governo liberou um total de 210 mil toneladas de arroz de seus estoques em duas etapas. As vendas do arroz liberado começaram nas lojas no final de março.

Os preços do arroz continuam subindo, mesmo após a segunda liberação. O preço médio de um saco de cinco quilos de arroz nos supermercados em todo o país foi de 4.206 ienes, incluindo impostos (mais de 28 dólares), na semana até 30 de março, estendendo sua tendência de alta pela décima terceira semana consecutiva.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img