Washington, Distrito de Columbia, Estados Unidos, 25 de abril de 2025, NHK – O ministro das Finanças do Japão, Kato Katsunobu, reuniu-se com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, e refutou as recentes alegações do ex-presidente Donald Trump sobre uma suposta política japonesa de enfraquecimento intencional do iene.
O encontro entre os representantes dos dois países aconteceu na quinta-feira (24), após a reunião do G20 com ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais, realizada também em Washington. Embora o conteúdo completo da conversa sobre as taxas de câmbio não tenha sido divulgado, Kato teria esclarecido que Tóquio não tem adotado medidas para desvalorizar sua moeda frente ao dólar.
Bessent, responsável pelas negociações com o Japão nas tratativas sobre tarifas da atual administração Trump, afirmou anteriormente que os Estados Unidos não possuem metas cambiais específicas nas negociações comerciais com o Japão. A declaração veio após Trump reiterar críticas à política cambial japonesa e chinesa, alegando que ambos mantêm suas moedas artificialmente baixas para obter vantagens comerciais.
Nas horas que antecederam a reunião entre Kato e Bessent, o iene oscilou nos mercados de câmbio, refletindo a incerteza dos investidores sobre uma possível pressão dos Estados Unidos para que o Japão contenha a fraqueza de sua moeda.
Com as negociações comerciais entre os dois países ainda em andamento, permanece a dúvida sobre a possibilidade de um entendimento mútuo quanto às políticas cambiais. A estabilidade das moedas e o equilíbrio nas relações econômicas bilaterais seguem como pontos sensíveis na agenda diplomática entre Japão e Estados Unidos.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am