Washington, Distrito de Columbia, Estados Unidos – 30 de abril de 2025, Associated Press – O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que Japão e Coreia do Sul demonstraram forte interesse em fechar acordos comerciais com os Estados Unidos antes de seus próximos ciclos eleitorais. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca.
Segundo Bessent, ambos os governos asiáticos têm pressa em concluir as negociações e desejam apresentar os acordos como trunfo político em suas campanhas. “Eles querem sentar, finalizar isso e depois voltar para casa e fazer campanha com o resultado”, afirmou.
O secretário destacou que, a partir das conversas recentes, ficou evidente que tanto Japão quanto Coreia do Sul enxergam valor estratégico em um acordo com os EUA como demonstração de liderança econômica. Ele também mencionou que os avanços estão acontecendo de forma mais célere devido à motivação política desses países.
Além disso, Bessent revelou que os Estados Unidos estão “muito próximos” de firmar um acordo comercial com a Índia. Segundo ele, negociar com o governo indiano tem sido mais direto, já que o país impõe altas tarifas sobre diversos produtos, o que facilita a identificação e abordagem das barreiras tarifárias.
O secretário ainda comparou as tarifas diretas com barreiras comerciais não tarifárias, classificando estas últimas como “mais insidiosas e difíceis de detectar”, o que torna os acordos com alguns países mais desafiadores.
Está prevista para esta semana, em Washington, uma nova rodada de negociações entre Bessent e o ministro da Revitalização Econômica do Japão, Akazawa Ryosei, principal negociador tarifário do país asiático.
- Ataque russo com drones mata crianças na Ucrânia - 30 de abril de 2025 12:22 pm
- Japão e Coreia do Sul querem fechar acordos com EUA - 30 de abril de 2025 10:38 am
- Trump suaviza impacto de tarifas para montadoras - 30 de abril de 2025 10:29 am