Tóquio, Japão, 2 de abril de 2025 — Kyodo News – O Japão anunciou a criação do Instituto Japonês de Segurança em Saúde ( Japan Institute for Health Security – JIHS), um novo órgão dedicado à pesquisa e combate a doenças infecciosas. A iniciativa integra o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas e o Centro Nacional de Saúde Global e Medicina, visando fortalecer a preparação do país para futuras pandemias.
O JIHS conta com unidades especializadas para monitorar surtos de doenças dentro e fora do Japão. Além disso, o instituto fornecerá orientações científicas ao governo sobre como lidar com eventuais crises sanitárias.
Em caso de pandemia causada por uma nova doença infecciosa, as equipes de pesquisa básica e os profissionais clínicos do JIHS trabalharão em conjunto para realizar testes clínicos rápidos que possibilitem o desenvolvimento de medicamentos e vacinas. Também serão elaboradas diretrizes para o tratamento de pacientes.
Kokudo Norihiro, diretor do JIHS, destacou que a gestão de riscos envolve estar preparado para responder imediatamente a uma nova pandemia. Ele enfatizou a importância de manter o público informado sobre doenças infecciosas e medidas preventivas, mesmo com o distanciamento temporal da pandemia de COVID-19.
Com a fusão das duas instituições anteriores, o JIHS herda a experiência em pesquisas básicas sobre agentes causadores de surtos e no envio de profissionais de saúde a áreas afetadas por doenças infecciosas. A expectativa é que o novo instituto se torne um pilar central na proteção da saúde pública no Japão.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am