Nuuk, Groenlândia, 03 de abril de 2025, Kalaallit Nunaata Radioa – A emissora pública da Groenlândia publicou uma reportagem satírica no Dia da Mentira (1º de abril), afirmando que o governo local teria decidido comprar o estado americano do Alasca. A notícia fictícia alegava que um alto funcionário do governo declarou: “As declarações do presidente dos EUA sobre comprar a Groenlândia nos fizeram perceber que também podemos comprar outro país.”
A sátira faz referência ao interesse declarado pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump em adquirir a Groenlândia por motivos de segurança nacional. Apesar disso, Jens-Frederik Nielsen, novo primeiro-ministro da Groenlândia e líder do maior partido local, os Democratas, reafirmou que o território não tem intenção de se tornar parte dos EUA.
Nielsen planeja discutir o assunto com a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, que está programada para visitar a ilha amanhã (4). A reportagem satírica gerou repercussão nas redes sociais e destacou o humor político característico da Groenlândia diante das tensões internacionais.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am