Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 7 de abril de 2025 – NHK – Um problema técnico desativou parcialmente o sistema de cobrança automática de pedágio (ETC) em diversas vias expressas no Japão, afetando motoristas em Tóquio e em outras seis províncias. O defeito começou a ser registrado nas primeiras horas do domingo (6), segundo informou a Central Nippon Expressway Company, responsável pela operação das rodovias.
A falha atinge o sistema ETC em mais de uma dúzia de vias expressas nas províncias de Tóquio, Kanagawa, Yamanashi, Shizuoka, Aichi, Gifu e Mie. Como resultado, longas filas e congestionamentos se formaram próximos aos portões de pedágio, já que muitos deles deixaram de funcionar corretamente.
Alguns “smart interchanges” — trechos automatizados que operam exclusivamente com pagamentos eletrônicos — também foram temporariamente fechados, aumentando ainda mais os transtornos para os motoristas.
Apesar da pane, os guichês com operadores humanos continuam funcionando normalmente. A concessionária afirmou que ainda não identificou a causa da falha e não há previsão para o restabelecimento completo do sistema.
Como medida emergencial, a empresa está permitindo que os motoristas passem pelas cancelas eletrônicas sem realizar o pagamento imediato. Os valores poderão ser quitados posteriormente por meio de um código QR disponível no site oficial da companhia.
As autoridades alertam os condutores para redobrarem a atenção ao trafegar pelas vias afetadas e recomendam, sempre que possível, utilizar rotas alternativas.
- Governador e prefeito de Osaka renunciam para impulsionar plano metropolitano - 14 de janeiro de 2026 6:15 am
- Incêndio avança em Yamanashi e já destrói mais de 160 hectares - 14 de janeiro de 2026 6:12 am
- Universidade Waseda cancela matrícula de alunos por fraude no TOEIC - 14 de janeiro de 2026 6:07 am
















