Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 30 de abril de 2025 – NHK – A fabricante japonesa de máquinas para construção Komatsu anunciou que espera uma queda de mais de 94 bilhões de ienes, aproximadamente 655 milhões de dólares, em seu lucro operacional para o atual ano fiscal, como resultado direto das novas tarifas comerciais impostas pelo governo dos Estados Unidos.
A empresa estima que suas vendas totais cairão 8,8%, atingindo 3,75 trilhões de ienes, cerca de 26 bilhões de dólares, até março de 2026. O lucro operacional também deverá sofrer uma retração de 27,3%, ficando em torno de 478 bilhões de ienes, ou 3,3 bilhões de dólares.
Segundo a Komatsu, cerca de 50% dos equipamentos vendidos nos EUA são fabricados fora do país e posteriormente importados, o que eleva os custos de operação diante das tarifas adicionais. A empresa projeta uma queda de 52 bilhões de ienes, cerca de 360 milhões de dólares, somente neste ano comercial, devido ao aumento nos custos de importação para sua subsidiária americana.
Diante desse cenário, a Komatsu planeja redirecionar parte de sua produção, considerando exportar peças diretamente do Japão para outros mercados, evitando os Estados Unidos. O presidente e CEO da empresa, Imayoshi Takuya, afirmou que uma mudança nas fontes de fornecimento está sendo estudada como estratégia para mitigar os efeitos das tarifas no médio e longo prazo.
Outras empresas do setor também devem ser afetadas. A Hitachi Construction Machinery estima que seu lucro operacional sofrerá uma redução de cerca de 30 bilhões de ienes, aproximadamente 210 milhões de dólares, neste ano fiscal. A operação da empresa na América do Norte, incluindo os EUA, representou 23% de suas vendas totais em 2024.
A Mitsubishi Electric, gigante da eletrônica japonesa, também projeta perdas similares, com uma estimativa de queda no lucro operacional de 30 bilhões de ienes, ou 210 milhões de dólares, neste ano fiscal.
- X volta a falhar e deixa utilizadores sem acesso em vários países - 17 de janeiro de 2026 2:14 am
- Dançarinas de quimono celebram tradição sob neve em Aomori - 17 de janeiro de 2026 12:01 am
- Narita volta a registrar fluxo internacional pré-pandemia - 16 de janeiro de 2026 11:20 pm
















