14.8 C
Kóka
sexta-feira, 25 abril, 2025 2:01: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

EUA pressionam Japão por tarifas em carros e alimentos

Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 18 de abril de 2025 – Kyodo News – Os Estados Unidos apresentaram uma série de exigências ao Japão na primeira rodada de negociações tarifárias realizadas no dia (16), incluindo a revisão de normas de segurança para automóveis e a ampliação das importações de produtos agrícolas como arroz, carne, frutos do mar e batatas.

Durante as conversas, realizadas após um encontro entre o ministro japonês da Revitalização Econômica, Akazawa Ryosei, e o ex-presidente Donald Trump na Casa Branca, representantes americanos destacaram que as atuais normas japonesas representam uma barreira não tarifária que dificulta a entrada de veículos dos EUA no mercado local.

Segundo fontes do governo japonês, os negociadores dos EUA se basearam em um relatório do Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos que mapeia barreiras estrangeiras ao comércio americano. Uma imagem da mesa de negociação chegou a mostrar o relatório com anotações destacando pontos de interesse.

Ainda de acordo com essas fontes, os americanos também reforçaram críticas à balança comercial, afirmando que os EUA enfrentam um grande déficit com o Japão. Trump teria alegado que praticamente não há carros americanos nas ruas japonesas e que o Japão compra poucos produtos agrícolas dos EUA.

Contudo, dados mostram que mais de 10 mil carros americanos foram vendidos no Japão em 2024, sem contar os da Tesla. Além disso, Tóquio importou cerca de 14,9 bilhões de dólares em produtos agrícolas dos Estados Unidos em 2022, o que representou 7,7% das exportações globais americanas nesse setor.

O ex-presidente também teria demonstrado insatisfação com os custos da aliança de segurança entre os dois países, afirmando que o Japão não contribui o suficiente financeiramente.

As negociações deverão seguir nas próximas semanas, com expectativa de que o Japão dê resposta às demandas prioritárias dos EUA, conforme solicitado por seu principal negociador.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img