Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 25 de abril de 2025, Reuters – O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que Washington não estabeleceu metas específicas para o câmbio nas negociações comerciais com o Japão. A declaração foi dada em meio a especulações sobre uma possível pressão dos EUA para que Tóquio permita a valorização do iene frente ao dólar, com o objetivo de favorecer os exportadores norte-americanos.
Bessent indicou que os Estados Unidos esperam que o Japão cumpra o acordo firmado entre os países do G7, que estabelece que as taxas de câmbio devem ser determinadas pelo mercado, sem interferência direta dos governos.
As declarações ocorreram em Washington e foram divulgadas nesta semana, poucos dias antes da possível reunião entre Bessent e o ministro das Finanças do Japão, Kato Katsunobu, que poderá acontecer já na quinta-feira (24).
A valorização do dólar frente ao iene tem sido um ponto de atenção nas discussões econômicas bilaterais. Nesta quinta-feira (24), o iene voltou a cair nas negociações da manhã em Tóquio, chegando momentaneamente ao patamar de 143 ienes por dólar.
A fala de Bessent também surge em um momento em que declarações anteriores do ex-presidente Donald Trump apontavam que o iene estaria excessivamente desvalorizado frente ao dólar, o que prejudicaria o equilíbrio comercial entre os dois países.
A continuidade do diálogo entre Washington e Tóquio deve ser acompanhada de perto pelos mercados financeiros, atentos aos desdobramentos cambiais e seus impactos no comércio bilateral e nos compromissos internacionais do G7.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am